Aceleração Regional
A iniciativa Aceleração Regional nasceu da sinergia e da união de propósitos entre a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG e a UFSM.
O propósito do Aceleração Regional é fomentar as dinâmicas de cooperação, empreendedorismo e inovação nos municípios pertencentes a região de abrangência da cooperativa.
Entre os propósitos desta iniciativa, estão a construção de um amplo e detalhado estudo para estimular e subsidiar as discussões relativas aos desafios, oportunidades e potencialidades presentes na área de atuação da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG.
Este estudo é resultado de um esforço coletivo e da integração de múltiplas equipes, entre as quais:
• Direção, Diretoria Executiva, Colaboradores e Associados da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG,
• Núcleo de Pesquisas em Economia do Agronegócio (NPEA/UFSM),
• Representantes de Entidades Públicas e Privadas, Lideranças Regionais, Imprensa, Formadores de Opinião e Voluntários.
A primeira fase, em 2019 contemplou o conhecimento da realidade e engajamento das forças vidas da sociedade. Na segunda fase (2020-2021) o objetivo é a formação e instrumentalização dos agentes de desenvolvimento regional e, na terceira fase, o que se almeja é estimular o protagonismo do local nos processos que envolvem o Planejamento do Desenvolvimento Local e Regional.
Neste aspecto, o projeto evoluiu de forma consistente e hoje se constitui enquanto um programa, sendo compartilhado com a Sicredi Região da Produção RS/SC/MG, em um verdadeiro trabalho de intercooperação.
Neste sentido, com o protagonismo da Sicredi, apoio da UFSM e cooperação das forças vivas da sociedade, em que se destacam os representantes das entidades públicas e privadas, ligadas aos diferentes setores da economia e da sociedade, nasceu a iniciativa Aceleração Regional.
Até o presente momento, a iniciativa permitiu conhecer e analisar a realidade e os distintos níveis de desenvolvimento dos diversos municípios, a partir de informações primárias e secundárias.
O levantamento de informações primárias foi realizado nos municípios do estado do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, onde foram realizadas entrevistas e reuniões com pessoas e entidades, autoridades, representantes da sociedade civil organizada e lideranças locais.
As informações secundárias, de caráter econômico, social e ambiental, foram obtidas nas distintas bases de dados governamentais e setoriais, em que se destacam o Sistema IBGE de Recuperação Automática – SIDRA do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Programa de Disseminação de Estatísticas do Trabalho (PDET) da Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia e o Cadastro Ambiental Rural do Ministério do Meio Ambiente.
O momento atual marca uma nova fase da iniciativa Aceleração Regional, na qual se almeja estimular a criatividade para responder as seguintes perguntas:
O que fazer com as informações econômicas, sociais e ambientais? Como elas podem ajudar os empreendedores locais e membros da sociedade civil organizada? Como elas podem ser úteis aos gestores públicos? Elas podem contribuir na edificação de cidadãos virtuosos? Quais pontes precisamos edificar?
Universidade Federal de Santa Maria
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi a primeira Instituição Federal de Ensino Superior criada fora de uma capital brasileira.
Está sediada no município de Santa Maria/RS e conta com campi em Frederico Westphalen/RS, Palmeira das Missões/RS e Cachoeira do Sul/RS.
Atualmente a UFSM oferta 272 cursos, entre graduação, pós-graduação, educação básica e técnica. O corpo discente é constituído de aproximadamente 28 mil estudantes e o quadro de pessoal conta com cerca de 5 mil servidores (veja maiores detalhes em: https://portal.ufsm.br/ufsm-em-numeros/publico/index.html.
A Missão institucional da UFSM é construir e difundir conhecimento, comprometida com a formação de pessoas capazes de inovar e contribuir com o desenvolvimento da sociedade. Ser reconhecida como uma instituição de excelência na construção e difusão do conhecimento, comprometida com o desenvolvimento da sociedade, de modo inovador e sustentável constitui a Visão da Universidade. Comprometer-se com a educação e com o conhecimento, pautada nos valores de liberdade, democracia, ética, justiça, respeito à identidade e à diversidade, compromisso social, inovação e responsabilidade faz parte dos valores da instituição.
O Núcleo de Pesquisas em Economia do Agronegócio (NPEA) é formado por docentes e discentes vinculados a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e Universidade Federal do Pará (UFPA).
Essa ação está sendo desenvolvida Núcleo de Pesquisas em Economia do Agronegócio (NPEA/UFSM), que está registrado no Diretório Grupos de Pesquisa do CNPq e realiza pesquisas nas áreas de economia, mercados e desenvolvimento regional.
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.